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As tendências da gastronomia de 2018
A gastronomia pode ser clássica e pode ter modismos que passam rápido, mas ela também ganha tendências anuais que vão além de apenas comida.
A gastronomia pode ser clássica e pode ter modismos que passam rápido, mas ela também ganha tendências anuais que vão além de apenas comida, mas também na forma do preparo, o comportamento do consumidor e mudanças do mercado de restaurantes.
O comportamento do consumidor é uma das forças que mais muda a gastronomia. Com o crescimento do número de vegetarianos e veganos no Brasil (14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, de acordo com o IBOPE), os restaurantes começaram a não só adotar opções sem carne no cardápio, como criar restaurantes novos completamente veganos.
A tendência é fugir do estereótipo de comida saudável ou salada, com opções diferentes e incrementadas de pratos completamente veganos.
Feijoada vegana do restaurante Prime Dog.
Uma mudança no mercado trouxe um conceito de restaurante diferente que está virando uma tendência muito grande no Brasil: o restaurante de um produto só. Com menus enxugados, às vezes com duas ou três variações do mesmo produto, é um tipo de restaurante que descomplica a logística da cozinha, além de trazer consumidores curiosos.
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