FRITADEIRAS ÁGUA E ÓLEO
São modelos de fritadeiras que possuem cuba mais profunda para o uso de uma solução (Água com Sal Grosso) em conjunto com o Óleo. Como o óleo é mais leve e não se mistura com a água, ele irá decantar e ficar acima desta solução. No processo de fritura, todos os resíduos sólidos (farinha de rosca e resíduos de alimentos) descerão até o fundo da cuba da fritadeira e permanecendo na salmoura.
Desta forma os resíduos sólidos não serão carbonizados com o óleo quente, mantendo-o limpo por muito mais tempo e proporcionando enormes economias para a cozinha profissional.
COMO USAR A SUA FRITADEIRA DE ÁGUA E ÓLEO
ATENÇÃO! FAÇA O PROCEDIMENTO SOMENTE COM O ÓLEO EM TEMPERATURA AMBIENTE
- Em um balde, prepare uma solução de água com sal grosso seguindo a quantidade sugerida pelo fabricante. Misture até dissolver todo o sal;
- Acrescente esta solução na cuba de sua fritadeira junto com o óleo frio (temperatura ambiente). Você pode colocar a solução primeiro e o óleo por cima ou o contrário - o óleo primeiro e a solução depois;
- Aguarde pelo menos 10 minutos para que a solução se separe e permaneça no fundo da fritadeira.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
É essencial que o cozinheiro faça a manutenção da fritadeira água e óleo periodicamente, evitando acidentes e garantindo a segurança e fluxo da operação na cozinha.
- Com o óleo frio (em temperatura ambiente), posicione um balde vazio e abra o registro localizado no fundo ou atrás de sua fritadeira.
- A solução de água com sal + todos os resíduos sólidos irão sair. Ao término, feche o registro e descarte esta solução.
- Posicione outro balde mas desta vez com um Chinoá (coador de óleo) e abra o registro novamente. O óleo usado irá ser coado e poderá ser reposto novamente na cuba da sua fritadeira para o uso no próximo turno de trabalho.
- Atenção: o sistema de água e óleo das fritadeiras tem a função de conservar o óleo limpo por mais tempo quando comparado com fritadeiras mais simples (sem qualquer tipo de sistema de filtro). É preciso fazer o descarte e a reposição do óleo quando estiver queimado ou com alta sujidade (tonalidade escura).